Volta e meia eu falo aqui sobre organização, metas, objetivos e tudo aquilo que pode tornar nosso dia a dia mais prático e gratificante. Mas ainda não tinha comentado sobre algo que vem mudando a minha vida: o Bullet Journal. O método de organização criado pelo designer americano Ryder Carrol é prático, simples – e o melhor – customizável. Segundo o próprio Carrol, a ideia é “rastrear o passado, organizar o presente e se preparar para o futuro”. Como? Com um caderno e uma caneta.

Entendendo o Bullet Journal

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a ferramenta tem uma legenda própria que facilita a organização das tarefas, mas nada impede que você use seu Bullet Journal como quiser. A ideia original é que cada tarefa a ser cumprida seja marcada com um círculo ou quadradinho vazado. Finalizada, ela ganha um X. Caso ela fique para o dia seguinte, deve ser marcada com um >. Caso seja antecipada, recebe um <. Itens importantes são marcados com um ponto de exclamação (!), enquanto os cancelados são simplesmente riscados. Pegou a ideia? Mais sobre isso neste vídeo.

Customizando o seu BuJo

image1

Particularmente, eu não uso as legendas tradicionais, mas aproveito a ideia geral para organizar meu mês e meus dias, assim como minhas metas. Para isso, escolhi um caderno bem simples (o meu é da Cícero!), sem pautas e uma caneta que não manche a folha. Atenção, se você for perfeccionista, esse detalhe é importante. Vale também usar um caderno quadriculado ou comprar um bloquinho de folhas avulsas caso decida fazer alguma tabelinha.

Itens que não podem faltar

image2

. Índice – é aqui que você vai anotar tudo o que entra no seu caderno, sem aquela sensação de “bagunça”. Afinal, todas as páginas estão numeradas e com fácil acesso.

. Mês – os dias do mês vão em uma coluna, os dias da semana em outra. É a maneira mais fácil de anotar aniversários, consultas médicas e demais compromissos.

. Semana/ Dias – aqui vão as tarefas que você precisa fazer a cada dia. Marcar médicos, reuniões, responder aquele e-mail importante, selecionar as fotos para o blog.

. Rotina – sabe aquelas coisas que você tem que fazer todos os dias? Vão aqui! Eu costumo marcar aqui os dias em que eu corri, fiz musculação, mantive uma alimentação saudável, fiz textos para o blog, enfim, tudo o que eu quero ter algum controle sobre. A ideia é que no final do mês você possa ter uma ideia mais precisa da sua rotina e o nível de atenção que está dando a cada parte da sua vida.

Se quiser mais inspirações, é só dar uma olhadinha no board do Pinterest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *