image2

Ela chegou tímida. Uma capinha ilustrada no meio da sessão de lançamentos da livraria. Mas de livro em livro, de Amiga Genial a História da Menina Perdida, a série Napolitana da Elena Ferrante foi conquistando o coração dos brasileiros. Ou melhor, das brasileiras, já que poucas quadilogias traduzem tão bem a alma das mulheres. the mask movie online

A autora? Permanece um mistério. Ok, todo mundo sabe que Elena Ferrante é uma das melhores escritoras da sua geração. Todo mundo já sabe que o nome é apenas um pseudônimo, e que talvez Elena seja apenas o alter-ego da tradutora Anita Raja. O mais triste é: por que sabemos tudo isso? Pseudônimos não são exatamente uma novidade no mundo literário. Agatha Christie usou (Mary Westmacott), Stephen King também (Richard Bachman) e até Nelson Rodrigues já foi Suzana Flag. Então, por que raios é tão difícil deixar a autora italiana no anonimato? Num mundo totalmente vigiado pelas redes sociais, nada incomoda mais do que alguém que não quer se expor, não é verdade?

Já chegaram a pensar que, por ser muito rica em informações, a série seria trabalho não de uma só pessoa, mas de um coletivo. Oi?! E Tolkien? O Senhor dos Anéis – trabalho de um homem só – não tem um país fictício, com povos e culturas e línguas próprias? Outros – os mais machistas – afirmam que os quatros livros são obras de um homem. Mais precisamente, o marido de Anita Raja. Por que ainda temos dificuldade de creditar um bom (excelente) trabalho a uma mulher?

Essa questão do papel da mulher na sociedade é uma das muitas abordadas no livro, que começa com o desaparecimento de Lila, uma das protagonistas. Depois de viver mais de 60 anos ao lado da melhor amiga, Lenu (diminutivo de Elena, olha a dica aí!) descobre que ela desapareceu sem deixar vestígios. Como forma de vingança, ela decide contar toda a história da amizade A Amiga Genial, História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e Quem Fica e História da menina perdida. Em quase duas mil páginas, ela não deixa de lado nenhum momento, tanto os mais bonitos, quanto os mais mesquinhos. Afinal, não tem arma melhor contra o esquecimento do que a escrita.

Lenu nos leva ao subúrbio de Nápoles no pós-guerra, um lugar dominado pelo machismo, pela violência, e pela temida Camorra, a máfia napolitana. É nesse ambiente inóspito que a dupla cresce, cercada de outros personagens igualmente cativantes e tridimensionais, ecos de conhecidos da escritora. “Abrace o caos e aprenda a sentir raiva por pessoas fictícias”, é o que a autora parece nos dizer. Mas não vá esperando grandes frases e rebuscamento. O trunfo é tocar em assuntos espinhosos como justiça social, violência doméstica, maternidade e identidade de uma maneira simples e envolvente. how to ask your doctor for valium

Vemos de perto, com a narração honesta (e às vezes incômoda) em primeira pessoa, como a competição infantil e a simbiose com a melhor amiga aos poucos vão se transformando. Em mágoa, inveja, ressentimento, amor, companheirismo. Como é a possível a pessoa que você mais ama ser também a que você mais odeia (e de quem mais precisa)?

lucky days Lenu é a esforçada, a que estudou e alcançou grandes feitos na vida. Se em Dom Casmurro é o leitor quem define se Capitu traiu ou não Bentinho, aqui fica por nossa conta descobrir quem afinal é a amiga genial. Lenu é a técnica, mas Lila é puro talento. Para as duas, a intelectualidade não é um luxo, mas uma questão de sobrevivência, um passaporte para fora do bairro, e uma arma contra os camorristas.

A série não chega a ser um romance político ou histórico, mas não ignora o contexto, o que torna tudo ainda mais interessante. A exemplo de Big Little Lies e Game of Thrones, o best-seller vai virar uma produção da HBO em 2018, dirigida pelo italiano Saverio Constanzo. Boas notícias para os fãs: será falada em italiano (com o dialeto de Nápoles), e terá a própria Elena Ferrante colaborando no roteiro!

interac en ligne “Uma boa narrativa é uma mentira que diz verdades que de outras formas seriam impronunciáveis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

http://taynguyenfilm.com/fr-FR/dice_28-04-2020

gratorama connection

http://gersoncompany.com/web-rx_29-05-2020

c line b spa