Literatura, empreendedorismo, cultura pop, comportamento, política, sociedade, música. Os assuntos são inúmeros, as possibilidades, quase infinitas. Em meio a tantos artigos, vídeos, posts, textões, consumir conteúdo através de um podcast pode ser uma delícia. Confesso que demorei um pouco para entrar nesse universo, mas depois ficou difícil resistir a eles. Aqui embaixo, uma lista rápida com meus preferidos! Ah, e para ouvir, é só clicar no título!

podcasts

Vozes

É difícil ser imparcial quando eu falo sobre o Vozes. Muito dessa imparcialidade vem do fato da Gabriela Viana, narradora, redatora e produtora deste podcast, ser minha amiga. Mas vem também da qualidade das reportagens feitas aqui. Se você quer entender mais sobre o mundo que te cerca – de sexo à maconha, do estatuto do desarmamento a experiências de quase morte – este podcast é para você.

Episódio preferido: “Maconha: da dependência à medicina” e “Os heróis da tragédia que marcaram o Brasil”.

Arnaldo de Propósito

Outro em que serei obrigada a deixar a imparcialidade de lado. Como a Gabi, o Arnaldo também é meu amigo. E como ela, ele também produz conteúdo de excelente qualidade. Em áudios curtos, de dois a cinco minutos ele faz um passeio pelo seu método de coach, o Vivendo de Propósito (falei dele aqui). Também dá dicas de meditação, como ter mais tempo, como encontrar seus talentos, etc. Vale conhecer!

Episódio preferido: “Como tornar metas desafiadoras realizáveis”.

ResumoCast

A primeira vez que eu ouvi falar do ResumoCast (através do Arnaldo, aí em cima) fiquei um pouco desconfiada. Como assim um podcast que “resume” livros? E livros de autoajuda ainda por cima? Mas o ResumoCast vai muito além disso. Criado pelo investidor Gustavo Carriconde, o programa debate de maneira leve alguns dos conceitos presentes em livros de psicologia, empreendedorismo, negócios, economia criativa, e por que não dizer, da autoajuda mesmo. Não se trata de substituir uma mídia pela outra, mas sim de servir como introdução aos temas, todos muito interessantes.

Episódio preferido: “Mindset”.

The Memory Palace

Criado pelo escritor Nate DiMeo, o The Memory Palace traz casos reais narrados de uma maneira leve e envolvente, como só os melhores contadores de histórias conseguem fazer. A pesquisa para cada episódio é extensa, mas o que chama a atenção mesmo é a narração. Nate já falou sobre o leão da Metro, sobre a fuga de escravos no sul dos Estados Unidos, sobre a morte de Edgar Allan Poe, entre outros. O podcast é em inglês, mas no Brasil ganhou uma versão escrita e publicada pela Todavia: o Palácio da Memória. Já falamos sobre ele neste post!

Episódio preferido: “No Summer” e “Ten Figures, Ten Toes”.

Compre o livro aqui!

História para Ninar Garotas Rebeldes

Ao contrário do “The Memory Palace”, o “Histórias para Ninar” começou como um livro e logo virou podcast. Como o próprio nome diz, o programa traz minibiografias de mulheres relevantes em diversas áreas: artes plásticas, música, ciência, etc. O mais interessante é que cada episódio é narrado por uma mulher diferente. Assim, é possível conhecer mais sobre Virginia Hall na voz de Astrid Fontenelle ou saber mais sobre Grace O’Malley através da Jout Jout. Imperdível!

Episódio preferido: “Frida Kahlo, por Estela Renner” e “Margareth Hamilton, por Sarah Oliveira”.

Compre o livro aqui e aqui!

E você? Tem algum podcast preferido? Conta aqui pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *