vale-ter-blog

Essa é uma pergunta que eu escuto (e me faço) muito. Depois do boom do Instagram, do sucesso estrondoso dos stories, e dos canais multimilionários do YouTube é comum que as pessoas se perguntem se ainda vale criar um blog em 2019. Depois deste BEDA, depois de passar 30 dias me dedicando a este blog, minha resposta é: sim, vale. E muito. Hoje te dou três motivos para isso.

Blog é conexão

Quando a gente começa a produzir conteúdo na internet, logo surgem diversos termos: SEO, KPI, Analytics, WordPress. Por um segundo esqueça tudo isso e lembre-se de quem está atrás da tela do computador. Foque nas pessoas. Ter um blog é basicamente se conectar através do seu conteúdo. Tem coisa mais importante do que isso hoje em dia? E não é porque você não está vendo seus leitores, mas apenas números – e no início, nem isso, vamos ser sinceros – que você vai deixar de se conectar com eles. Se você tem algo a dizer, comece logo.

Blog é casa própria na internet

Redes sociais vão e vem. Do Orkut ao Google +, é comum que elas comecem com poucos usuários, alcancem o auge em alguns anos e depois sejam substituídas por outras. Coloque nessa conta os algoritmos sobre os quais os usuários não tem nenhuma ingerência. São eles que tornam o seu conteúdo mais ou menos visível e a você cabe somente seguir as regras do jogo. O mesmo não acontece com um site ou blog. As únicas regras a serem seguidas são as suas – no máximo as do Google. Redes sociais são imóveis alugados, o blog é casa própria. Cuide bem dela!

Blogs são excelentes para gerar tráfego para o seu negócio

O Google AMA blogs. Inclusive, se você tem um site ou e-commerce, recomendo fortemente criar um. Quando bem utilizadas, as estratégias de SEO são capazes de levar mais usuários ao seu blog de maneira orgânica. E assim você reforça sua marca sem pagar nada mais por isso. Mas atenção: antes de começar a receber visitas, vale arrumar a casa. Escolha um bom layout (há vários gratuitos na internet), revise os textos e prepare-se para estudar muito sobre o assunto.

E o seu portfólio?

Quem trabalha com criação de conteúdo na internet sabe o quão importante é colocar suas ideias no mundo. Com tanta gente fazendo o mesmo, é importante se destacar da “concorrência” e encontrar uma voz, uma linha de raciocínio. Isso é especialmente válido se você for redator ou design, mas isso não significa que outras carreiras não podem se beneficiar com isso. Mesmo que você não tenha vontade de monetizar seu conteúdo, use o blog como uma ferramenta de branding e de marketing pessoal.

Se você produz conteúdo de qualidade, se tem algo a mostrar para o mundo, então vale sim, ter um blog. O início é árduo, a concorrência é alta, mas é extremamente gratificante saber que algo que você produziu é capaz de ajudar alguém.

Alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários! Vou amar conversar mais sobre isso! 😉

1 Comment on Vale a pena ter um blog?

  1. Três excelentes motivos!

    Eu acho que o blog é uma plataforma que dificilmente irá “morrer”, pois sempre será uma espécie de origem primária dos conteúdos compartilhados em outras redes sociais, justamente por seu poder de abrigar conteúdos diversos e permitir que o Google os encontre a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *